Notícias do seu Bairro
10.set.2021

Conheça os museus da Zona Sul

Região reúne diversos espaços para promover a arte e a cultura

Na cidade de São Paulo é comum vermos diversos Museus espalhados pela capital, dos mais variados tipos de arte. Um museu aborda muita pesquisa, material, e tudo que faz a valorização do bairro subir ainda mais, ou seja, a cultura enriquece o ambiente.

Dessa forma, a Zona Sul também acompanha essa variedade de opções e oferece aos seus visitantes diversos tipos de Museus, com uma rica variedade de nichos, para todos os públicos.

Confira a abaixo alguns Museus na Zona Sul de São Paulo:

 

Casa do Grito

A Casa do Grito é uma edificação de importante relevância histórica, compondo a cultura material da cidade de São Paulo. O imóvel está relacionado ao marco da Proclamação da Independência brasileira ocorrida em 1822.

 

FOTO DIVULGAÇÃO: Site TripAdvisor

 

Em 1981, a Casa do Grito foi objeto de pesquisas arqueológicas e passou por uma obra de restauro que procurou corrigir os excessos das intervenções anteriormente realizadas. Em 2007 passou por nova etapa de restauro e conservação, tendo sido reinaugurada em 7 de setembro de 2008. Este imóvel está incorporado ao Parque da Independência.

 

Endereço: Praça Monumento, s/n - Ipiranga, São Paulo - SP - 04261-050 - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 22734981

Preço: Gratuito

Horário de Funcionamento:  terça a domingo, das 09h às 17h

 

Casa Modernista

A Casa Modernista da Rua Santa Cruz, de autoria do arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik (1896–1972), projetada em 1927 e construída em 1928, é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil.

 

FOTO DIVULGAÇÃO: Site Áreas Verdes das Cidades

 

Projetada para abrigar a residência do arquiteto, recém-casado com Mina Klabin, filha de um grande industrial da elite paulistana, a casa gerou forte impacto nos círculos intelectuais e na opinião pública em geral, com a publicação de artigos em jornais dos mais diversos espectros políticos, favoráveis ou contrários à nova orientação estética proposta.

Trabalhos emergenciais foram realizados para a reabertura do parque e da casa em agosto de 2008, contando com programação musical e equipe de educadores patrimoniais, sob coordenação da Divisão de Iconografia e Museus. Em breve, o conjunto passará por completa recuperação, podendo ser fruído plenamente, como merece este bem tão importante para a memória da cidade e para a história da arquitetura brasileira.

 

Endereço: Rua Santa Cruz, 325 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04121-000 - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 5083-3232

Preço: Gratuito

Horário de Funcionamento:  09h às 17h

 

Monumento à Independência

O Monumento à Independência foi criado em 1922 como parte das comemorações do centenário da emancipação política brasileira.

 

FOTO DIVULGAÇÃO: Site Governo Estado de São Paulo

 

Ao longo do tempo, o monumento sofreu vários acréscimos. Em 1953, começou a ser construída, em seu interior, a cripta, onde seriam depositados os despojos da Imperatriz Leopoldina, em 1954. Em 1972, consolidou-se a sua sacralização com a vinda dos despojos de D. Pedro I e, posteriormente, em 1984, dos restos mortais de D. Amélia, segunda Imperatriz do Brasil.

Em 2000 foi criado um novo espaço em seu interior, concebido pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), possibilitando o acesso público às entranhas desta escultura comemorativa. O trabalho concentrou-se nas alterações arquitetônicas no interior do monumento: novos acessos da Capela Imperial, construção da escada monumental , sanitários, áreas de apoio e serviços. Externamente foram restaurados os grupos escultóricos do monumento. O painel em alto-relevo, “Independência ou Morte”, recebeu intervenção interna e externa.

 

Endereço: Praça Monumento, s/n - Ipiranga, São Paulo - SP, 04261-050 - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 2273-4981

Preço: Gratuito

Horário de Funcionamento:  Terça à Domingo: 09h às 17h

 

 

Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil (MAB) é uma instituição pública, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura. É um patrimônio cultural africano e afrobrasileiro. A história do Brasil a partir de suas raízes.

 

FOTO DIVULGAÇÃO: Site Vida Sem Paredes


 Conserva um acervo de aproximadamente 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. O acervo abarca diversas facetas dos universos culturais africano e afro-brasileiro, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O museu também oferece diversas atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, conta com um teatro e uma biblioteca especializada.

 

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema, São Paulo - SP, 04094-050 - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 5579-3542

Preço: Gratuito

Horário de Funcionamento:  terã a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h)

 

Museu da Arte Moderna de São Paulo (MAM)

O Museu de Arte Moderna de São Paulo MAM é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, e é um dos mais importantes museus da América Latina. Fazem parte de sua coleção mais de 5 mil obras, reunindo mais de mil artistas entre os mais expressivos da arte moderna e contemporânea brasileira.

 

FOTO DIVULGAÇÃO: Site Conhecendo Museus

 

O museu tem ainda uma intensa programação de atividades culturais e educativas, com a realização de cursos, oficinas e visitas monitoradas. A missão de difundir a arte e a cultura é apoiada pela Biblioteca do MAM, que disponibiliza mais de 65 mil títulos e documentos para especialistas e para o grande público, e pelo setor de publicações, com a edição de catálogos, obras específicas e da revista trimestral Moderno.

O setor educativo do MAM atende alunos da rede pública e privada, além de criar e difundir projetos educativos e culturais para portadores de necessidades especiais.

 

Endereço: Parque do Ibirapuera, s/n - Parque Ibirapuera, São Paulo - SP, 04094-000 - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 5085-1300

Preço: R$ 0 - 82

Horário de Funcionamento: 10h às 18h

 

Dessa forma, ficou evidente o quanto a Zona Sul é rica na variedade de Museus espalhados pela região, tem de todos os gostos e preferências. E, é importante ressaltar que esses são só alguns que estão pelo local, existem muitos outros que não foram citados, mas vale a pena a sua visita.

 

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
ZS Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Sul de São Paulo
https://www.zsimovel.com.br/