Notícias do seu Bairro
10.ago.2021

Conheça o Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo

O Ibira é indicado por especialistas e amantes de áreas verdes

Tirar um tempo para desacelerar, exercitar-se, ter mais contato com a natureza e lazer é importante para a manutenção da saúde das pessoas. Em cidades como São Paulo, que o ritmo é acelerado e as tarefas parecem se multiplicar diariamente isso se torna vital.

Como nem sempre dá para viajar, os parques da capital são os favoritos pelos paulistanos como válvula de escape. Felizmente, espaços verdes não faltam na capital. Por isso, será mostrado o Parque do Ibirapuera, um dos principais parques da Zona Sul de São Paulo, com bastante diversidade de atrações, infraestrutura, facilidades de acesso, fauna e flora, manutenção do local e segurança. Confira!

 

Parque Ibirapuera

 

O parque Ibirapuera ou Ibira, para os mais chegados, é um dos principais cartões postais da cidade e o que mais recebe visitas. Não à toa, foi elencado pelo  jornal britânico The Guardian, como um dos "melhores parques do planeta", em agosto de 2015. Na lista estavam nada mais, nada menos que parques como o Buttes-Chaumont de Paris,  High Line de Nova Iorque, Hampstead Heath de Londres, Parque Güell de Barcelona, Boboli de Florença.

Mais atrações:

Além da extensa e rica  biodiversidade – desde 2017 o parque tem 1.584.000 m² de área –  e os belos jardins, há monumentos históricos distribuídos em diferentes pontos, museus como o MAM (Museu de Arte Moderna), MAC (Museu de Arte Contemporânea), Museu Afro Brasil, Planetário, o Pavilhão da Bienal, o Pavilhão Japonês, a Oca, Auditório Ibirapuera, Viveiro, Bosque de Leitura, Praça Burle Marx, Praça da Paz, entre outros.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido por Oscar Niemeyer, os projetos estruturais pelo engenheiro calculista Joaquim Cardozo e o paisagístico com Burle Marx. A posteriori, foi substituído pelo projeto do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes.

Com alta infraestrutura, o Ibirapuera possui quadras poliesportivas, pista de cooper, playground, e promove cursos e outras atividades gratuitas, festivais.  Trios elétricos a convenções da NBA (Liga Norte Americana de Basquete), shows na Arena de Shows do parque com capacidade para 10 mil pessoas e festivais, como o festival das Cores (Holi), que aconteceu em 2014, sendo a grande maioria desses eventos gratuitos e aberto a todos os públicos.

No parque os visitantes podem comer no restaurante do MAM, no Café da Bienal, na lanchonete do Museu Afro, mas também encontram quiosques, profissionais autônomos autorizados pela prefeitura e carrinhos ambulantes que geralmente vendem água de coco e outros snacks. Contudo, não falta espaço para piquenique.

É permitido levar os pets para passeio, fazer o uso de skates, bicicletas, inclusive, é possível alugar lá dentro por hora, e demais artigos esportivos e de diversão.

Um pouco da história:  O parque Ibirapuera foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, e é tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo. Seu nome em tupi- guarani significa “árvore apodrecida” e surgiu de uma aldeia indígena que ocupava a região do parque que era alagadiça. Na década de 20 Manuel Lopes de Oliveira, funcionário da Prefeitura, em 1927, passou a plantar centenas de eucaliptos australianos, a fim de  drenar o solo e eliminar a umidade excessiva do local e assim o que conhecemos hoje deste lugar deslumbrante começou a ganhar forma.

Endereço e contato: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Subprefeitura da Vila Mariana - quadrilátero formado pelas avenidas: Quarto Centenário (portões 6 e 7A), República do Líbano (portão 7) e Pedro Álvares Cabral (portões 2,9 e 10). - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 5575-5045 / 5573-4180

Horário de funcionamento

Fase Amarela: 6h às 22h

Fase Laranja: 6h às 18h

Fase Vermelha: Permanece fechado

Horário normal: 5h às 0h.

 

 

Mas, além disso, o entorno do parque também conta com bastante variedade de comércio, de praças e outros locais para seu lazer e diversão.

Dentre eles, podemos citar o Clube Atlético Monte Líbano, lugar que conta com quadras esportivas, restaurantes, ótima segurança e estacionamento. Também perto, existe o Parque das Bicicletas, local que disponibiliza pistas de ciclismo, caminhada e patinação, academia ao ar livre e complexo esportivo.

 

Foto Divulgação: Jornal Zona Sul - Parque das Bicicletas

 

Foto Divulgação: @Libano_brasil - CLUBE ATLÉTICO MONTE LÌBANO

 

Já em relação as praças, podemos citar algumas que estão pelo entorno do parque, como por exemplo a Praça Cidade de Milão e a Praça Nossa Sra. Aparecida. Que são lugares ótimos para o descanso e lazer, perfeito local também para levar as crianças e animais, fazer seu exercício e ainda curtir e aproveitar a natureza em volta do ambiente.

 

Foto Divulgação: Áreas Verdes da Cidade - PRAÇA CIDADE MILÃO

 

Foto Praça Nossa Sra. Aparecida: por Antônio Silveira

 

Mercado Imobiliário na região: O entorno do parque é famoso pelos casarões e mansões de grande parte da elite paulista. Atualmente as Casas à venda e os Apartamentos à venda no entorno do Ibirapuera são muito valorizados. Veja também o valor médio do metro quadrado clicando nos links:  m² Casas Vila Nova Conceição e o m² Aptos Vila Nova Conceição

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
ZS Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Sul de São Paulo
https://www.zsimovel.com.br/