
Localização e infraestrutura são duas qualidades do Campo Belo. Vizinho a Santo Amaro, muitas vezes se confunde com este, mas são dois bairros totalmente distintos. No passado, era o último bairro de São Paulo antes de chegar a então cidade de Santo Amaro (sim, como já contamos, Santo Amaro era uma cidade vizinha à capital). Por isso - ou em razão disso -, Campo Belo sempre foi bem servido de transporte.
Morar no Campo Belo sempre foi sinônimo de qualidade de vida e comodidade. Ainda hoje, são os chamarizes para quem quer morar em um bairro de excelente padrão e com muitas variedades de imóveis. Ajuda também ser vizinho - com melhores preços - de bairros como Brooklin e Vila Olímpia e ainda ter o Aeroporto de Congonhas, o que facilita o crescimento e atrai diversos investimentos em empreendimentos residenciais e comerciais.
O bairro conta com uma população de mais de 62 mil habitantes, com destaque para os moradores de classe média e média alta. Com uma renda per capita de R$ 6 mil, o Campo Belo não possui favelas ou subabitações. Seu IDH (Ìndice de Desenvolvimento Humano - medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano") é de 0,935, considerado muito elevado, e o 16º da cidade.
Da mesma forma que grande parte da cidade, Campo Belo foi primeiramente adensado por loteamentos, com destaque para, no passado, propriedades rurais, pertencentes a Santo Amaro. O destaque para essas propriedades eram os colonos de origem alemã - colônia que ainda conta com bom número de moradores no bairro. Com o tempo, essa ligação com Santo Amaro atraiu novos moradores.
É um dos bairros mais verticalizados da cidade, mas com muitas áreas verdes e arborizados. Esses são alguns dos fatores que fazem do Campo Belo uma das áreas mais valorizadas da Capital. Segundo o mercado imobiliário e suas entidades de regulação, é tido como bairro nobre. Valoriza também ter comércio forte e ótima localização para prédios corporativos.
De acordo com dados do Portal ZS Imóvel, em vendas, Campo Belo é o sétimo bairro mais procurado na região e o oitavo em número de ofertas no site. Ocupa a mesma posição em procura por unidades para locação e 13º lugar em unidades ofertadas.
O aeroporto faz com que o mercado de galpões seja forte no bairro. São locais que sediam espaços de armazenamento e logística das empresas aéreas. Aliás, a reboque disso, escritórios e outras empresas de transporte e despacho são o forte do mercado industrial e corporativo. O comércio não é o mais forte de São Paulo. Ainda assim, tem exemplos interessantes de lojas de rua. Também tem hotéis e flats com boa ocupação,
O bairro tem no residencial um ecletismo interessante, embora o mercado de apartamentos ser o mercado, até em razão de o aeroporto ter 80 anos de fundação. Desde os anos de 1950 esse tipo de moradia sempre foi o forte.
Texto elaborado por Marco Barone em outubro de 2016